Sabemos que no mundo da uniformização existem muitas palavras e expressões que auxiliam muito no dia-a-dia. Pensando nisso, vamos dar continuidade ao nosso glossário para facilitar o seu cotidiano nesse ramo. Hoje vamos falar de alguns dos principais termos com a letra B.
➡️Bainha: dobra com costura na extremidade de um tecido ou qualquer peça do vestuário.
➡️Balaclava: gorro justo de malha de lã ou em tecido protetivo em forma de elmo, que cobre a cabeça, o pescoço e os ombros, usados por são usados por alpinistas, esquiadores e pilotos de corrida, como proteção, mas também são utilizados por policiais e em atividades com risco de fogo .
➡️Bandeira: símbolo visual representativo de um estado soberano, país, estado, município, intendência, província, bairro, organização, sociedade, comunidade, clã, coroa ou reino, ou seja, toda e qualquer entidade constituída, quer seja uma nação e seu povo, ou mesmo uma família tradicional, desde que reconhecida por outras entidades ou tradição. Na área têxtil é uma pequena metragem de tecido fabricada a título de amostra.
➡️Barbatana: haste flexível de metal, plástico ou outros materiais, usada na armação e para dar sustentação a peças de vestuário.
➡️Barra: bainha
➡️Barra à Mão ou Invisível: feita à mão, com uso de uma agulha muito fina, ou na máquina de costura invisível. É costurada pelo avesso da peça de modo que não transpareça nenhuma linha ou dê algum indício de costura pelo lado direito da peça
➡️Barra coulissé: bainha de qualquer peça de vestuário, ajustável por meio de cordão ou elástico que corre por dentro da bainha.
➡️Barra italiana: É uma barra mais longa, que quando montada fica dobrada para fora da peça. Para fazer este acabamento de roupa, é necessário se atentar às medidas das dobras, pois é necessário seguir corretamente as marcações e medidas definidas para a peça, caso contrário a roupa pode ficar curta. É muito usada em peças sociais/alfaiataria.
➡️Barra Simples: É a barra mais comum de se encontrar e utilizada desde calças e shorts até camisas e casacos. Esta barra consiste em apenas dobrar o término do tecido na largura que se deseja e costurá-lo com o ponto simples da máquina reta. Para tecidos que desfiam é necessário primeiro passar pela overloque para depois ser costurada na máquina reta
➡️Batávia: tecido derivado da sarja, sendo uma sarja neutra, ou seja, em que os fios de trama e urdume se encontram na proporção de 50 /50 % em cada lado do tecido.
➡️Batente: peça em madeira ou em metal que suporta o pente do tear, dotada de movimento oscilatório, que permite bater a trama após sua inserção.
➡️Beneficiamento: conjunto dos processos aos quais os materiais têxteis são submetidos, visando promover o seu embelezamento e enobrecimento, através de processos de acabamento. Etapa responsável por gerar boa aparência visual, toque, textura e caimento.
➡️Bermuda: peça de roupa tanto masculina quanto feminina baseada nas calças, em que o tecido, primordialmente, cobre cada uma das pernas em separado, de comprimento até os joelhos ou pouco abaixo destes.
➡️Birdseye: expressão da língua inglesa, olho de pássaro, que faz referencia a uma técnica que faz de forma conjugada o efeito da cor em simultâneo com a tecelagem, de maneira a criar uma padronagem pequena, constituída por minúsculas e uniformes pintas.
➡️Blazer: tipo de casaco esportivo leve, semelhante ao paletó de terno, embora, em geral, não tenha forro e possa apresentar bolsos aplicados e botões de metal.
➡️Blusa: peça do vestuário desenvolvida para vestir a parte superior do nosso corpo, podendo ter diversas modelagens, desde mais ajustadas ao corpo, soltinhas, presas no cos, dentre outras opções. Blusa é uma palavra emprestada do francês ( blouse).
➡️Blusão: espécie de agasalho de tecidos encorpado pode ser impermeável ou não, fechado por botões ou zipper , com mangas.
➡️Bolero: jaqueta bem curta que chega até a cintura ou pouco acima dela. Pode ou não ter mangas.
➡️Bolso: parte da roupa que funciona como uma pequena bolsa utilizada para guardar objetos. É encontrado em bermudas, calças, camisas, casacos, sobretudos, jaquetas e em alguns vestidos.
➡️Bolso americano: bolso na calça casual que se encontra na vista frontal, com formato de arco. Geralmente acompanha um bolso menor em um dos lados, chamado de bolso relógio. Pode ser verdadeiro e funcional, com forro, ou falso, sem fundo com apenas função decorativa.
➡️Bolso chapado: bolso visível no lado de fora da roupa, sem dobras nas laterais, forrado ou não. Pode ser confeccionado em diferentes formatos.
➡️Bolso embutido: bolso confeccionado para o lado de dentro da roupa, geralmente com o mesmo tecido utilizado para o forro. Pode ter abertura invisível ou decorativa, com tampa de fechamento ou não.
➡️Bolso-faca: bolso cortado na diagonal, fica na lateral das calças.
➡️Bolsos laterais embutidos: paralelos com a lateral da calça, ficando mais escondidos e uniformes. Caso o bolso abrir muito significa que o quadril da calça não está adequado
➡️Bolso relógio ou porta-níquel: foi criado para ser usado por trabalhadores da mineração . Hoje em dia, de forma geral, é utilizado para guardar pequenos utensílios como moedas, pen-drive e entre outros objetos
➡️Bomber: jaqueta de comprimento até a cintura, com ou sem gola e bolsos, mangas longas simples com ou sem punhos, e cós ajustados por canelado ou elástico largo, inspirada nas jaquetas usadas pelos pilotos da Força Aérea inglesa durante a Segunda Guerra Mundial.
➡️Boné: cobertura de cabeça, de copa redonda, sem abas e com uma pala sobre os olhos.
➡️Bordado: decoração em relevo, num tecido, feita com agulha e linha, à mão ou à máquina.
➡️Bota: calçado que cobre o pé e se estende até o tornozelo ou acima deste, podendo ter ou não salto. Geralmente de couro, mas também pode ser produzido com outros materiais, como borracha, plástico, tecido ou até mesmo aço (usado para proteger os pés em alguns locais de trabalho).
➡️Botão: pequena recoberta ou não de tecido, com a face achatada ou abaulada, que, fixada com linha pelos seus orifícios ou por um pé furado, serve para unir partes diferentes de uma peça de vestuário, entrando numa abertura chamada de casa ou alça.
➡️Braguilha: abertura vertical na parte da frente de partes de baixo, fechada por zíper ou botão.
➡️Brim: tecido em armação sarja, geralmente encorpado, tendo como característica principal estrias que lhe conferem efeito ótico diagonal, para a direita ou para a esquerda.
➡️Brim cru: tecido de algodão resistente, com ligamento de sarja no avesso e que não sofreu nenhum tipo de tingimento.
➡️Brim peletizado stretch: tecido com ligamento sarja, levemente peluciado com grande teor de elasticidade.
➡️Brim stretch: tecido de algodão resistente em que se misturam fios de elastano, deixando-o elástico.
Fique atento para acompanhar mais do nosso glossário! 😉