Glossário Têxtil – Letra F

Em nosso dia-a-dia percebemos o quanto um glossário dos termos de uniformização é fundamental. Pensando nisso, estamos dando continuidade ao nosso glossário para facilitar o seu cotidiano nesse ramo. Hoje vamos falar de alguns dos principais termos com a letra F.


➡Faixa refletiva: refletem a luz de faróis ou outros veículos, tornando o objeto ou pessoa mais visível. Elas são feitas de materiais especiais que têm uma alta refletividade, como vidro, plástico ou metal.
➡Fardas: tipo de vestuário com características muito próprias usado por uma organização, empresa ou por um conjunto de indivíduos que pertencem a um grupo semelhante.Por norma se usa diariamente no local de trabalho, tendo uma função de conferir conforto e proteção ao utilizador mas também possui uma função de reforçar a imagem corporativa de uma organização.
➡Fashion: palavra inglesa que significa moda.
➡FCL – Full Container Load: carga em contêiner cheio.
➡Febratex: Feira Brasileira para a Indústria Têxtil
➡Fecho: aviamento que tem como função promover o fechamento das roupas, como botão, colchetes, velcro, zíper etc.
➡Fecho de velcro: fecho composto por duas partes de texturas opostas e que se unem, através de simples pressão.
➡Feltro: tecido feito a partir da mistura de lã e pelos, ou de fibras sintéticas e naturais, através do processo de feltragem pela ação do calor, umidade, substâncias químicas e pressão.
➡Fiação: área têxtil responsável por sistematizar o conjunto das operações necessárias à transformação das fibras têxteis em fios. O objetivo da fiação é transformar as fibras individuais em um fio contínuo coeso e maleável.
➡Fiado: fibra têxtil ou filamento reduzido a fios prontos para tecer.
➡Fibra: estrutura filiforme, ou seja, fina e alongada, caracterizada por um elevado quociente entre comprimento e espessura, podendo ser de origem natural (vegetal, animal, mineral) ou química (artificial, sintética), utilizada na produção de artigos têxteis, como fios e tecidos. Por extensão, a área têxtil que cuida da sistematização dos processos de produção das fibras naturais e químicas.
➡Fibra Cortada: resultado do seccionamento, em tamanhos determinados, de um grande feixe de filamentos contínuos. A fibra cortada pode ser fiada nos mesmos filatórios que são utilizadas para fiar algodão. Além disso, se presta à mistura com as fibras naturais já na fiação, permitindo a chamada mistura íntima, ou seja, os fios mistos produzidos adquirem uma mescla das características de resistência e durabilidade das fibras químicas e do toque e conforto das fibras naturais.
➡Fibra curta: fibras que se encontram na menor escala do diagrama de longitude de fibras.
➡Fibra longa: fibras que se encontram na maior escala do diagrama de longitude de fibras
➡Fibras Artificiais: o processo de produção das fibras artificiais consiste na transformação química de matérias-primas naturais. A partir das lâminas de celulose, o raiom acetato e o raiom viscose seguem fluxos diferentes. A viscose passa por banho de soda cáustica e, em seguida, por sub-processos de moagem, sulfurização e maturação e, finalmente é extrudada e assume a forma de filamento contínuo ou fibra cortada. O acetato passa inicialmente por um banho de ácido sulfúrico, diluição em acetona, extrusão e por uma operação de evaporação da acetona.
➡Fibras Naturais: fibras ou fios naturais são obtidos diretamente da natureza e os filamentos são feitos a partir de processos mecânicos de torção, limpeza e acabamento. Podem ser obtidos a partir defrutos, folhas, cascas e lenho. As principais plantas têxteis são: o Algodoeiro (fibra de algodão), a Juta (para fazer cordas), o Sisal (parecido com o linho), o Linho (caule com filamentos rígidos) e o Rami (também muito utilizado como o linho).
➡Fibras Químicas ou Manufaturadas: podem ser divididas em artificiais e sintéticas. As fibras químicas, de modo geral, seguem o mesmo processo de produção, por extrusão, que consiste em pressionar a resina, em forma pastosa, através de furos finíssimos numa peça denominada fieira.
➡Fibras Sintéticas: o processo de produção das fibras sintéticas se inicia com a transformação da nafta petroquímica, um derivado petróleo, em benzeno, eteno, p-xileno e propeno, produtos intermediários da chamada 1° geração petroquímica e insumos básicos para a produção destas fibras.
➡Fil a fil: tecido de armação tafetá onde o urdume e/ou a trama são dispostos alternadamente com um fio branco e outro colorido, criando um efeito especial
➡Filamento: fibra química, artificial ou sintética, de comprimento indefinido.
➡Fio: conjunto de fibras ou de filamentos contínuos, estiradas e torcidas até alcançar as características desejadas referente à finalidade a que se destinam, obtido pela transformação de fibras naturais e químicas (artificiais ou sintéticas), através do processo de fiação.
➡Fios fantasia: fios irregulares a intervalos regulares, cuja finalidade é decorativa.
➡Fios flamé: fios que alternam trechos grossos e finos de forma programada..
➡Fios mélanges: fios 100% algodão cuja caracte-rística de mescla é obtida no processo de fiação, com o tingimento da pluma do algodão.
➡Fios naturais: fios obtidos diretamente da natureza, com filamentos feitos por processos mecânicos de torção, limpeza e acabamento. Podem ser retirados de frutos, folhas, cascas e lenho. As principais plantas têxteis são o algodoeiro (fibra de algodão), a juta (para fazer cordas), o sisal (parecido com o linho), o linho (caule com filamentos rígidos) e o rami (também muito utilizado como o linho).
➡Fios sintéticos: fios obtidos através de processos industriais químicos, através de polímeros químicos que são transformados posteriormente em fibras sintéticas. Estes fios podem ser constituído por um alto número de filamentos, sendo classificados pelo sistema dtex.
➡Fios spun: fios de longitude limitada, utilizados em malhas e tecidos planos.
➡Fio tinto: refere-se ao fio que é tingido antes de entrar no processo de tecelagem ou malharia, que resulta em estampas e blocos de cores bem definidos.
➡Fio texturizado: fio formado por um grupo de filamentos contínuos de poliéster, poliamida etc., que apresenta aspecto encrespado, obtido através do processo de texturização, ou seja, fios lisos recebem estiramentos pontuais nos seus filamentos através de processos mecânicos/térmicos, com a finalidade de proporcionar maior volume e elasticidade, além de promover e seu encorpamento e maciez.
➡Fios totais: quantidade total de fios que compõem um urdume.
➡FISP: Feira Internacional de Segurança e Proteção.
➡Fita: aviamento em formato de faixa estreita, de tecido natural ou sintético, usado para debruar, ornamentar ou amarrar partes ou peças de roupa.
➡Fivela: aviamento em formato de fecho ou dispositivo, provido ou não de pino, usado para prender cintos, alças etc.
➡Flanela: tecido suave com felpa delicada, feito de lã, algodão, fibras artificiais e sintéticas, simples ou mesclado que possui aspecto aveludado obtido através do processo de acabamento.
➡Flanelagem: acabamento dos tecidos flanelados. O tratamento consiste em arrancar as fibras dos fios, com cilindros guarnecidos de agulhas muito finas, para colocá-las na superfície do tecido.
➡Flocagem: processo que permite colar sobre um tecido qualquer, uma camada de pêlos, a partir do processo eletrostático. O tecido recebe uma camada de cola (uniforme ou em apenas alguns lugares) e após introduzido em um câmara eletrostática, a qual eletriza os pêlos, colocando-os em pé sobre o tecido. Após, o tecido é seco e polimerizado para fixar os pêlos.
➡Flare: calça básica justa até o joelho que vai se alargando até a barra, lembra a calça boca de sino.
➡Formal: linha de vestuário surgida em princípios de 1900 e que ditou as regras até os anos 60, tendo um figurino estruturado e definido. O vestuário feminino é representado basicamente por vestidos inteiros ou tailleurs de saia ou calça comprida com blusas. O masculino é formado por gravata e camisa de gola dura, determinantes
➡Forro: tecido utilizado para forrar a parte interna de determinadas peças do vestuário, como vestidos, mantos, paletós, ternos etc., e ainda reforçar sua resistência ou evitar transparências.
➡Friso: tipo de fita que se costura dobrada sobre a orla de um tecido para guarnecê-lo ou segurar-lhe a trama.
➡Fundo: base ou campo do tecido, onde se evidenciam os motivos dos desenhos de decoração.
➡Fusseau: calça justa, originalmente feita de malha e destinada a uso esportivo, as pernas frequentemente são presas por alças que passam por baixo dos pés.
➡Furta-Cor: que apresenta cor diferente, segundo a luz projetada; cambiante.
➡Fustão: tecido grosso caracterizado por ter o lado direito em relevo e o avesso liso.


Fique atento para acompanhar mais do nosso glossário! 😉

pt_BR