Dando continuidade ao nosso glossário do workwear, hoje vamos trazer algumas palavras e expressões muito usadas nesse meio da uniformização com a letra E!
➡️Easy care: acabamento que confere ao tecido “cuidado fácil”! Um cuidado que traz facilidades e praticidades para nosso dia a dia, nos deixando mais flexíveis para exercer qualquer atividade. Proporciona peças mais uniformes sem amarrotamento facilitando o seu uso.
➡️Efeito de trama: efeito onde a trama predomina na superfície do tecido, dissimulando mais ou menos os fios da teia.
➡️Elastano: é uma fibra sintética derivada do petróleo( poliuretano) e muito utilizada na produção de tecidos para proporcionar flexibilidade, conforto, praticidade e elasticidade. Uma informação que deve ser lembrada está no fato de não existir nenhum tecido feito totalmente do elastano: ele apenas faz parte da composição de um tecido. Também chamado de Spandex, o elastano foi criado na década de 1950 pelo químico Joseph Shivers — que trabalhava na DuPont.
➡️Elástico: aviamento em forma de fita ou galão estreito tramado por fios que contém borracha natural ou sintética, achatado ou roliço, usado para ajustar partes de peças do vestuário, como punhos, cinturas, ou produzir ligas, suspensórios e outros acessórios de moda.
➡️Embeber: para costurar determinados tipos de curvas, por exemplo a de um bolso redondo, ao embebermos o tecido (não é franzir, é dar uma leve franzida), podemos ter mais controle para assentar a curva e em fim costura-la.
➡️Emborrachado: tecido que pode ser dublado ou espatulado com material que se assemelha a borrracha.
➡️Enchimento: diversos materiais secundários utilizados para criar efeitos de volume, posteriormente cobertos de tecido ou de bordados.
➡️Enfesto: conjunto de folhas de tecido dispostas em camadas umas sobre as outras, obedecendo a uma metragem pré-estabelecida para uma quantidade de peças que se deseja cortar.
➡️Entrepernas – Em uma calça, shorts, ou bermuda, temos a lateral e a entrepernas, a entrepernas é a medida encontrada logo abaixo do gancho, até a barra, ou seja é a lateral interna da perna de uma peça . Em alguns casos é medida de uma barra a outra.
➡️Entretela: aviamento em forma de tecido de fibra de algodão, fibra sintética, ou de tecido não tecido (TNT), encorpado ou endurecido por processos químicos, podendo ser colante ou não colante, usado como base para armação de vestuário e bordados, e como reforço em partes de peças do vestuário, tipo cós, gola, lapela, martingale, portinhola etc.
➡️Envelope: tipo de fechamento, mais aplicado às saias, que se assemelha a um envelope, formando um transpasse.
➡️EPI: equipamento de proteção individual, todo dispositivo de proteção utilizado individualmente pelo trabalhador, com a intenção de protegê-lo de qualquer risco que o ambiente de trabalho possa comprometer à sua saúde.
➡️Espinha de peixe: tecido feito em trama de sarja quebrada de forma regular, em que se inverte o sentido diagonal, formando ziguezagues regulares em toda sua extensão.
➡️Estampa: Imagem, figura, arte e ou desenho impresso em papel, tecido, couro etc., por meio de de diferentes processos de estamparia: digital, cilindros, telas, laser, transfer, serigrafia, chapa gravada de metal, madeira ou outro material.
➡️Estampa corrida: consiste na impressão de uma arte em todo o tecido. Ou seja, o mesmo desenho ou um conjunto de desenhos, será replicado em um rolo inteiro de tecido.
➡️Estampas localizada: feita de forma individual, em um espaço pré-definido da peça. É um trabalho localizado justamente por preencher determinado espaço. É o mesmo processo realizado de acordo com os diferentes materiais e processos específicos de acordo com o material. A aplicação é feita em peça por peça.
➡️Estampado: tecido com desenho obtido pelo processo de estamparia.
➡️Estamparia: empresa responsável por transferir a criação das estampas dos designers para o material escolhido que pode ser tecidos ou roupas. Este processo pode ser feito de diferentes modalidades.
➡️Estamparia a quadros: nesse tipo de estamparia os desenhos são gravados em telas, como cada cor é gravada em uma tela, o resultado final no tecido é atingido por meio da sobreposição dessas matrizes.
➡️Estamparia digital: processo em que estampas são impressas sobre a face de um tecido a fim de personalizá-lo, utilizando, para isso, ferramentas digitais, sobretudo plotters (impressoras de grande escala) e softwares de estamparia. Neste processo pode-se garantir a padronização da estampa, além de conseguir reproduzir uma realidade fotográfica e rapports personalizados .
➡️Estamparia por sublimação: a técnica de sublimação funciona muito bem em peças sintéticas ou com alguma mistura de fibras naturais. Nela, a imagem é impressa em papel transfer e, em seguida, é aplicada no tecido, penetrando no material por meio de calor e pressão. A sublimação é um processo químico que faz com que a estampa passe do estado sólido para o gasoso, sem passar pelo líquido. Assim, a tinta que está em estado sólido no papel passa para o tecido na forma de vapor e, dessa forma, adere-se a ele.
➡️Estamparia rotativa: cilindros metálicos perfurados com pequenos poros ao longo da superfície, são gravados individualmente para reproduzir cada cor que compõem um desenho. Estes furos, que são chamados de mesh, permitem que a pasta de pigmento ou corante, bombeada em seu interior, passe para o tecido, imprimindo a estampa desejada. Este processo reproduz desenhos com menos cores e com rapport definido pela circunferência dos cilindros. Cada cor estampada pelo cilindro é imediatamente fixada ao tecido e se encaixa com a outra para formar o desenho final.
➡️Estamparia serigráfica: processo de estampagem, manual ou mecânico, na qual cada cor é gravada, por meio de processo fotográfico, sobre uma tela esticada e presa a um quadro de madeira ou metal. Neste método, a tinta é vazada pela pressão e puxada por um rodo ou puxador através da tela
➡️Estilista: profissional que define o conceito de uma coleção, os materiais que serão utilizados, as cores.
➡️Estilo: conjunto de tendências, gostos, modos de comportamento características de um indivíduo ou grupo, tendo em vista determinados padrões estéticos, que toma a forma de “moda”, quando analisado do ponto de vista da estética e do bom gosto.
➡️Etiqueta: aviamento que contém características ou informações sobre nome fantasia, razão social ou marca registrada do fabricante ou importador; fibras e sua composição percentual; tamanho ou número; identificação fiscal; país de origem (por extenso), e cuidados para a conservação do produto.
➡️Evasê: modelagem popular nos anos 1930 com leve abertura em direção à barra. Esta forma se assemelha a um trapézio e é mais comum em vestidos e saias, mas também pode ser usada em blusas e casacos.
Fique atento para acompanhar mais do nosso glossário! 😉