Glossário Têxtil – Letra G

Dando continuidade ao nosso glossário do workwear, hoje vamos trazer algumas palavras e expressões muito usadas nesse meio da uniformização com a letra G!

➡Gabardina ou Gabardine: tecido em armação sarja, em geral 2×1 ou 2×2, com estrias em diagonal de 45 a 63 graus na face direita, e sua gramatura pode variar de leve a média, podendo ser produzido com fios de fibras naturais, sintéticos ou mistos, e possui alta densidade de fios de trama.

➡Gaufrê: Tecido calandrado a quente com cilindros cravados para obter efeitos de relevos.

➡Gaze inglesa: Tecido aberto, produzido com ligamento panamá, imitando a estrutura de um cesto.

➡Gaze: Tecido bem leve e aberto de algodão cardado, com armação tela, usado atualmente em bandagens, ataduras e outros fins hospitalares. Também conhecido como Bandagem. 

➡Galocha: tipo de bota impermeável feita de borracha ou PVC.

➡Galão: fita não muito larga com a qual se decoram as dobraduras, as bordas de peças de vestuário.

➡Gama de cor: escala de matrizes.

➡Gancho:a medida entre a cintura e os fundilhos da calça ou aquela costura que fica bem debaixo do fim do seu quadril.

➡Garment dye: processo de tingimento para artigos confeccionados em fundo pré-tratado, cuja característica dependerá do tipo de corante e produto utilizado. 

➡Garment dye reativo: dá aspecto mais brilhante e solidez a cor.

➡Garment dye por pigmento: dá aspecto um pouco mais envelhecido.

➡Garment wash: processo de lavagem para tecidos coloridos, com finalidade de pré-encolher a peça e, em alguns casos, melhorar o toque. 

➡Gasado ou gaseado: fio ou tecido passado na gaseadeira, máquina que queima as pontas livres das fibras na superfície, produzindo um aspecto liso e com um certo brilho.

➡Gaza ou gaze: tecido em armação tela, leve, de aspecto fino e transparente feito de fios de algodão, seda etc.

➡Georgette: crepe georgette. Variação do crepe.

➡Giê: colete longo, indo até a altura dos joelhos ou mais abaixo, sem mangas e gola, com abotoamento frontal, podendo ter fecha

➡Gilet: termo originado do francês gilet “colete, camisa interior”.

➡Gingham: termo usado para definir tecido de algodão de desenho xadrez pequeno. 

➡Giro inglês: tecido leve e transparente, com estrutura aberta que não esgarça, devido ao tipo de estrutura especial usada para a sua fabricação, amarrada por fios de urdume que se cruzam como malhas.

➡Godê: corte circular ou semicircular que dá movimento ondulado e amplidão à peça.

➡Gola: parte de uma blusa ou vestido que envolve o pescoço.

➡Gola canoa:  funciona como uma opção intermediária entre dois tipos de gola de camisa: redonda e formato em “U”. A modelagem segue uma forma elíptica, que é menos cavada e chama mais atenção para o colo. O recorte deve ir até o meio do trapézio, para não ficar excessivamente largo.

➡Gola Capuz: pedaço de tecido, preso ao decote de uma roupa, podendo ser usado como capuz ou ficar jogado para atrás.

➡Gola Henley :também mistura dois tipos de gola: redonda e polo. Isso porque ela tem um recorte arredondado e botões frontais, mas não possui colarinho, como a polo. Esse modelo é casual e muito estiloso. Além disso, as camisetas com gola Henley são facilmente combinadas com shorts e calças de sarja.

➡Gola Italiana: gola de colarinho mais amplo, onde a gola é menor e mais curta. Por ser um clássico, trata-se de um colarinho mais sério e profissional, sendo indicado para funcionários de escritórios, com funções mais formais.

➡Gola Jabô: gola em babado que tem como característica o volume que cria na parte frontal da peça. Originalmente utilizada como acessório decorativo removível de camisas masculinas durante o século 17, era feita em renda e fechada na nuca por botões ou laço de fita. 

➡Gola Laço: conhecida também como gola gravata ou gola foulard, é um tipo de gola de tiras alongadas que são amarradas formando um laço. 

➡Gola Marinheiro: gola feita de tecido pesado, com duas camadas costuradas juntas. Cortada num quadrado que cai nas costas, vai estreitando-se até formar uma ponte na frente, onde se amarra um laço. 

➡Gola Mão: gola alta aberta na frente, usada em peças de estilo militar de inspiração chinesa.

➡Gola Polo: gola maleável, alta e circular, virada para baixo. Geralmente em malha, é muito usada em camisas para prática de polo, golf e tênis, em roupas informais e uniformes.

➡Gola redonda  : também conhecida como gola careca, é tradicional pra camisetas e todo mundo tem, no mínimo, um modelo dentro do guarda-roupa. Ela é básica e versátil, por isso, funciona como um curinga. Além disso, esse modelo é uma excelente opção para quem quer passar a impressão de ombros mais largos.

➡Gola Rolê ou Rulê ou Cacharel: gola alta e justa em malha ou tricô e cobre todo o pescoço.

➡Gola U : é uma variação da gola redonda. Ela tem um formato alongado, como o da letra “U”, e costuma aparecer em camisetas regatas. O resultado final é uma t-shirt despojada, ideal para os dias quentes.

➡Gola V : é muito popular e, diferentemente do acabamento arredondado em “U”, ela é mais geométrica, devido às linhas retas.

➡Gorgorão: tecido em armação tela, caracterizado por apresentar nervuras acentuadas no sentido da trama, tanto no avesso quanto na superfície, devido ao uso de tramas grossas.

➡Gramatura: É a medida usada para calcular o peso dos tecidos, e influencia diretamente na produção das confecções. Quanto maior a gramatura, mais suave será o toque da peça.

➡Granité: tecido de textura granulada, obtido pela utilização de fios crepe ou armação específica, ou por ambos, durante a sua produção, podendo ser feito com fios de diferentes tipos de fibras.

➡Gravação: processo no qual utilizam, geralmente, emulsões fotossensíveis. A película de emulsão se oxida nas zonas que ficam expostas à luz, fixando-se na superfície das partes bloqueadas (malha, acetato). A emulsão é facilmente processada e, nestas áreas, o corante passará para o tecido, bloqueando ou ressalvando as zonas que não devem ser estampadas. 

➡Gravata: acessório geralmente de uso masculino, consistindo em uma tira de tecido de seda, lã etc., usada em volta do pescoço, sob o colarinho da camisa, atada na frente em nó ou laço.

➡Gravata borboleta: gravata masculina com formato de um laço firme, geralmente feita de fita de gorgurão ou de veludo, é normalmente usada para roupas formais, como smoking. 

➡Gris: pelica parda, própria para agasalho, proveniente de uma variedade de esquilo do norte da Europa.

Fique atento para acompanhar mais do nosso glossário! 😉

pt_BR