Dando continuidade ao nosso glossário, o tópico da semana será a letra C e seus diversos termos utilizados no ramo da indústria têxtil e confecção!
➡️Caban: casaco de corte masculino, em estilo esportivo, amplo, aberto na frente, de mangas longas e largas, lapelas grandes, e seu comprimento vai até a altura do quadril. Atualmente costuma ser fabricado em variações de tecidos e comprimentos adaptados às novas tecnologias, trazendo um pouco mais de leveza e sofisticação à peça.
➡️Cabo: conjunto de fios reunidos pela mesma torção.
➡️Cachecol: acessório feito de tecido pesado como lã, linha, de tricô ou crochê usado para proteger do frio ou como acessório.
➡️Cadarço: aviamento em forma de cordão de fios retorcidos, que serve tanto para fazer amarrações como para fazer acabamentos em roupas e acessórios.
➡️Cadilhos: fios de tecido, soltos, sem trama a formar franja.
➡️Caftan: traje amplo e comprido, com mangas largas e longas, apresentando o decote em fenda ou em ogiva, e abertas lateralmente até aproximadamente a altura dos joelhos.
➡️Caimento: modo com que a peça confeccionada, pende ou cai para baixo por seu próprio peso, ajustando-se com maior ou menor elegância.
➡️Caire, cairel: fita ou galão para debruar, também conhecido como debrum.
➡️Cala: abertura que se dá pela subida e descida dos fios de urdume, por meio dos quadros de liços por onde passa o fio de trama.
➡️Calandra: máquina cilíndrica usada para alisar e dar brilho aos tecidos.
➡️Calandrado: tecido que é submetido ao processo de calandragem.
➡️Calandrado: acabamento mecânico associado com agentes químicos, no qual o tecido passa por um processo de pressão e calor entre dois cilindros, obtendo brilhos, compactação e flexibilidade.
➡️Calça: peça de roupa masculina ou feminina feita para parte inferior do corpo que se ajusta à cintura (ou algo abaixo dela) e cobre cada as pernas em separado, geralmente até a altura dos tornozelos.
➡️Calça alfaiataria: confeccionadas com técnicas de alfaiataria tradicionais, com costuras bem estruturadas e acabamentos precisos. Representam sobretudo o lado profissional e formal das calças, podendo ser utilizadas em muitos eventos e jantares, mas a peça também fica ótima no âmbito profissional.
➡️Calça baggy: calça de corte amplo nos quadris, cujas pernas vão afunilando e se ajustam na altura do tornozelo.
➡️Calça capri: calça razoavelmente folgada que se afunila até o meio da canela.
➡️Calça cargo: a baseada no estilo dos uniformes de serviços diversos ou utilitários, tendo modelagem ampla confortável, constituída por bolsos de tamanhos e modelos variados, que conferem ao modelo características de roupa casual.
➡️Calça chino: modelo clássico de calças, baseado na calça reta do uniforme usado por aviadores, em sarja, bolsos retos embutidos nas laterais, bolsos embutidos com vivo e abotoados no traseiro, cós fechado com botão e passantes, podendo ou não ter preguinhas no dianteiro.
➡️Calça cigarrette: calça justa e estreita caracterizado pelo efeito afunilador que chega até o ossinho do tornozelo.
➡️Calça corsária: calça justa, com comprimento entre os joelhos e tornozelos, ou na altura da panturrilha.
➡️Calça five pockets: calça que possui cinco bolsos, na frente dois grandes e um pequenininho para moedas, anteriormente “bolsinho de relógio”, pois ainda não se usava relógio de pulso, e dois bolsos grandes e chapados atrás, geralmente com uma etiqueta de couro num deles
➡️Calça flare: surgiu nos anos 70, e eram parte do visual dos marinheiros. Nessa época, elas ainda eram conhecidas como “calças boca de sino”. Elas eram cortadas em um formato de sino, mesmo, pois assim davam maior liberdade aos movimentos.
➡️Calça fuseau ou Calça fuso: justa e afunilada, cuja linha lembra de um fuso. A diferença dela para a legging é que as pernas têm uma alcinha que prende na sola do pé.
➡️Calça jeans: calça em estilo esporte, masculina ou feminina, geralmente produzida em tecido de algodão sarjado, na cor índigo blue, embora outras armações e composição do tecido também possam ser utilizadas, conforme seja a moda vigente.
➡️Calça legging: calça ajustada ao corpo, podendo ter comprimento 4/4 ou até o tornozelo.
➡️Calça montária: calças com corte muito largo nos quadris e apertados do joelho até o tornozelo, usadas para montar a cavalo.
➡️Calça pantalonas ou wide leg: compridas e largas com bocas amplas que caem sobre os pés.
➡️Calça pescador: justa, com comprimento entre os joelhos e tornozelos.
➡️Calça rancheira: calça em brim grosso para o trabalho no campo.
➡️Calça reta: modelo clássico, atemporal, com pernas retas, ou seja, a característica principal é que a perna da calça desce em linha reta desde o quadril até a bainha, sem afunilar e nem ampliar na parte das pernas.
➡️Calça skinny: calça muito justa e afunilada nas pernas, geralmente em jeans stretch, e o seu comprimento vai até o tornozelo.
➡️Camisa: peça que cobre a parte superior do tronco, geralmente composta de gola e punhos, podendo ter comprimentos de mangas, gola e fechamentos variáveis.
➡️ Camisa de lenhador: camisa grossa, xadrez, abotoada na frente.
➡️Camisa guayabera: camisa retangular em tecido leve, geralmente algodão, com mangas curtas e quatro bolsos. Possui pregas na frente e atrás.
➡️Camisa polo: camiseta de malha, com mangas curtas e meia abertura aparente com três botões, geralmente produzida em malha pique, tendo gola e punhos feitos com malha sanfonada.
➡️Camisa rancheira: camisa de gola com pontas longas, pode ter pregas em V atrás e na frente assim como bolsos em forma de diamante.
➡️Camisa social: são cortadas de forma que seu caimento fica um pouco mais solto, nada muito justo, além de ter um colarinho no pescoço, bolsos na frente, botões e gola.
➡️Camisão: roupa larga e comprida, com mangas e abertura frontal, geralmente de tecido fino, de uso feminino ou masculino que se veste por sobre outras roupas.
➡️Camiseta: Peça que cobre a parte superior do tronco. Pode ter decotes e mangas variados. São as tradicionais T-shirts (pelo seu formato em “T”) e são feitas em tecido malha, mais utilizadas em ocasiões informais.
➡️Camiseta regata: camiseta com decote em “U” ou “V”, cavas com entrada pronunciada abaixo das axilas, com estreitas alças no ombro.
➡️Camisete: peça feminina, que tem duas versões: sem mangas e sem gola, justinha, e geralmente com ombros estreitos ou alças fininhas, feitas geralmente em tecido de malha elástica ou pequena camisa de mangas curtas , e mais justa feita com tecidos que tenham stretch.
➡️Canelado: tipo de ponto usado em malharia provido de caneluras.
➡️Canvas : tecido plano, em armação tela, encorpado, caracterizado por sua alta resistência e estrutura densa, geralmente feito com fios de algodão.
➡️Capa: Peça usualmente sem mangas e geralmente longa que se sobrepõe à roupa, podendo ser curta ou comprida e ter ou não capuz.
➡️Capuz: cobre a cabeça, geralmente presa à vestimenta.
➡️Cardado: processo de fiação, onde são utilizadas fibras mais curtas, em grossuras médias para grossa com maior grau de impurezas e pilosidade do que um fio penteado produzido com fibras mais longas.
➡️Cardar: operação no processo de fiação. Tem por objetivo a paralelização das fibras para a retirada de impurezas, fibras curtas e neps.
➡️Cardigã: casaco tricotado à mão ou à máquina, com mangas longas, sem gola, com decote redondo ou em “V”, podendo ter ou não abotoamento frontal.
➡️Cartela de cores: mostruário contendo pequenos pedaços de tecido com variadas cores, da estação ou da coleção.
➡️Casacão: casaco de tecido grosso e pesado, de comprimento variável, de uso masculino ou feminino, e que se veste sobre outra indumentária.
➡️Casaco: peça de mangas compridas e aberta na frente, com fechamento em botões ou zíper.
➡️Casaqueto: casaco feminino, estruturado, curto, aproximadamente na altura da cintura, com ou sem gola, e mangas em comprimentos variados.
➡️Casimira: termo genérico para um tipo de tecido em sarja, de trama fechada, normalmente feito em lã 100% ou com misturas .
➡️Casual wear: estilo de vestuário urbano, para uso informal, tendo por características ser básico, confortável, descontraído e esportivo.
➡️Cava: abertura ou corte no vestuário, de ombro até a região logo abaixo das axilas, à qual se adaptam ou não mangas.
➡️Cavalo: termo utilizado para o gancho da calça.
➡️Cerzir: ato ou efeito de inserir fios num tecido danificado, remendar com pontos miúdos, quase imperceptíveis.
➡️Cetim: armação que tem como característica principal flutuações dos fios de urdume ou trama em uma de suas faces, resultantes da forma de cruzamento dos fios, que lhe conferem brilho especial, toque sedoso, maciez, fluidez e excelente flexibilidade.
➡️Chambray: tecido em armação de tela, feito com fios de algodão, tintos de azul índigo, no urdume e alternados por fios brancos na trama
➡️Chevron: tecido plano em armação sarja quebrada, em que o efeito diagonal se forma em sentidos contrários, com efeito visual em “V”, determinando faixas distintas.
➡️Chulear: pontear ou coser a ponto ligeiro a orla de um pano, para que não se desfie.
➡️Colarinho: parte das camisas que envolve o pescoço, projetando-se para fora da peça em um pedaço de tecido que pode ou não conter uma dobra. Nas camisas sociais é o colarinho é mais rígido, nas casuais não tanto e nas polos o tecido é bem maleável, pois se trata de uma indumentária esportiva.
➡️Colchete: pequena presilha de metal para ajustar ao corpo peças de vestuário e que se divide em duas partes, o colchete macho e o colchete fêmea, que formam um conjunto ao se encaixarem um no outro.
➡️Colete: peça para parte superior do corpo, sem mangas ou gola, podendo ou não ter abertura frontal.
➡️Colete de pesca: colete até a cintura, geralmente de algodão, originalmente usado sobre outra peça quando está pescando. Tem muitos bolsos pequenos com fecho, próximos ao forro, e vários outros em sua parte frontal externa.
➡️Confecção: área da indústria têxtil, responsável por sistematizar os processos relativos à produção de roupas, em seus diferentes segmentos.
➡️Conjunto: constituído por duas ou três peças
➡️Corte: ação de cortar um tecido seguindo, com precisão, os riscos feitos, utilizando a máquina de corte adequada ao tecido a ser cortado.
➡️Cós: tira de tecido que circunda certas peças de vestuário, particularmente calças e saias, na altura da cintura.
➡️Coturno: sapato no estilo de uma bota de cano curto ou longo, fechado com cordão ou zíper.
➡️Coulissé: tipo de cinto ou cordão embutido que serve para franzir e/ou ajustar blusas, vestidos e casacos.
➡️Crepe: tecido leve produzido com fios crepe, que lhe confere toque áspero, textura granulosa resultante da pouca densidade da trama e alta torção dos seus fios de urdume.
➡️Crú: fio, malha ou tecido na cor natural, sem branqueamento nem tinturaria.
Fique atento para acompanhar mais do nosso glossário! 😉